a1 |
http://tadew.free.fr/GENERAL-RIGAUD.htm |
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0103-6351/4921 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
a2 |
http://tadew.free.fr/Imperio_portugues.htm |
|
a3 |
http://tadew.free.fr/louis-philippe.htm |
A grande estratégia do Império português: D. Luís da Cunha e
as origens do reformismo ilustrado luso-brasileiro |
|
a4 |
http://tadew.free.fr/protocoles-des-sages-de-sion.htm |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
a5 |
http://tadew.free.fr/Wanclik-Ancestry.htm |
The great
strategy of the Portuguese empire: D. Luís da Cunha and the origins of the
Luso-Brazilian enlightened reformism |
|
a6 |
http://tadew.free.fr/18544774.htm |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
a7 |
http://tadew.free.fr/Charles-Felix.htm |
Nelson Mendes
Cantarino (1) |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
a8 |
http://tadew.free.fr/ComteStGermain.htm |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
a9 |
http://tadew,free,fr/who%20were%20napoleon.htm |
Fernando
Ribeiro Leite Neto (2) |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
a10 |
http://tadew,free,fr/archivo_1418.htm |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
a11 |
http://tadew,free,fr/archiva_polskich_sil_zbrojnych_na_zachodzie.htm |
(1) Universidade Estadual de Campinas |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
a12 |
http://tadew,free,fr/Clavijo-de-Beaumarchais,htm |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
a13 |
http://tadew,free,fr/comte-de-saint-germain-memoires,htm |
(2) Instituto de Ensino e Pesquisa (INSPER) |
|
|
|
|
|
|
|
|
a14 |
http://tadew,free,fr/Philippe-Egalite_Histoire-et-Secrets,htm |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
a15 |
http://tadew,free,fr/rtellechea,free,fr |
Abstract |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
The
article presents the reform proposals of D. Luís da Cunha (1662-1749) in the
context of the transition from the seventeenth cen-tury to the eighteenth
century in Portugal. For this, the article begins with the contex-tualization
of the changes in the balance of power and political thought associated with
the emergence of Great Britain as the cen-tralizing Empire of the events of
the 18th century. In this transition, important intel-lectual developments
are in process, for example the rise of the Political Economy as an
autonomous discipline and its relevance to the management of the interests of
the Kingdom and the Empire. It follows with the characterization of the
proposed reforms made by D. Luís da Cunha which aimed at raising the relative
power of Portugal. In this way, D. Luís enumerates the need to increase the
population contingent both in the Kingdom and in the areas of the sea, to
facilitate the flow of goods and coins, to reduce certain privileges and even
to review the statutes of the Inquisition. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Keywords |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Portugal,
mercantilism, D. Luís da Cunha. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
JEL Codes B11, B31. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Resumo |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Este
artigo apresenta as propostas de reformas de D. Luís da Cunha (1662-1749) no
contexto da transição do Seiscentos para o Setecentos no Império
português. Para tanto, o artigo principia com a
contextualização das mudanças no balanço de poder e no pensamento político
associadas à emergência da Grã-Bretanha como Império cen-tralizador dos
eventos do século XVIII. Nessa transição importantes desdobramentos
intelectuais estão em processo como, por exemplo, a ascensão da Economia
Política como disciplina autônoma e sua relevância para a gestão dos
interesses do Reino e do Império. Segue-se com a caracteriza-ção das reformas
propostas por D. Luís da Cunha que visavam, em linha com a tradição
mercantilis-ta, elevar o poder relativo de Portugal. Dessa forma, D. Luís
elenca a necessidade de incrementar o contingente populacional, seja no
Reino, seja nos domínios de ultramar, facilitar os fluxos de mer-cadorias e
de moedas, reduzir certos privilégios e, até mesmo, de rever os estatutos da
Inquisição. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Palavras-chave |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Portugal,
mercantilismo, D. Luís da Cunha. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Códigos JEL B11, B31. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
1
Introdução |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
O
alvorecer do século XVIII trouxe novos dilemas para Portugal. Com a
consolidação do poder econômico e marítimo da Grã-Bretanha, uma ques-tão
central se impôs sobre a Coroa portuguesa. Como assegurar a seguran-ça e a
integridade imperial em uma situação na qual Lisboa deve posicio-nar-se
frente a pressões das quais não tem autonomia de decisão? Nesse contexto,
será que os portugueses criaram e seguiram uma estratégia para garantir a
soberania e a integridade do Império em meio às turbulências que se desdobram
entre a Revolução Gloriosa (1688) e a Guerra dos Sete Anos (1756-1763)? |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
A primeira
observação que devemos fazer é que grandes estratégias nem sempre são
agressivas nem implicam meramente atividades bélicas. Todas abrangem,
todavia, as decisões de um determinado Estado sobre a sua segurança e supõem
a integração de objetivos gerais políticos, eco-nômicos e militares. As
estratégias globais devem ser analisadas antes de tudo por seus custos
políticos e econômicos e pelo uso da diplomacia, da aplicação da força e do
uso de “incentivos”, que podem ser subvenções, mercês e presentes. As
estratégias mais eficazes fazem apenas o indispen-sável para derrotar e
dissuadir aqueles que lhes ameaçam, recorrendo não apenas à dissuasão, mas
também à propaganda e ao engano.1 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Como
estabelecer uma economia próspera capaz de permitir uma posi-ção autônoma de
Lisboa frente à competição entre os Estados modernos? Esses eram os objetivos
de D. Luís da Cunha (1662-1749). Ministro pleni-potenciário e embaixador,
Cunha foi um observador astuto posicionado em cortes europeias de destaque:
Londres, Haia e Paris, entre outras. Em suas missões escreveu memórias e
pareceres comparando as políticas eco-nômicas de outros poderes europeus com
o potencial português, sempre buscando compreender como o comércio, a
diplomacia e o poder militar podiam ser condensados em uma grande estratégia. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Este
artigo objetiva reconstituir a abrangência das propostas de D. Luís da Cunha.
Para tanto, em primeiro lugar, deve-se ter em mente o contexto de
transformações no qual D. Luís estava escrevendo bem como os dile- |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
1 Acerca
do conceito de grande estratégia, seus usos e exemplos, seguimos a abordagem de LUTTWAK (1976,
2009), apresentada em dois ensaios: “The Grand Strategy of the Roman Empire.
From the First Century A. D. to the Third”; “The Grand Strategy of the
Byzantine Empire”. Para os dilemas estratégicos de uma monarquia ibérica na
Idade Moderna a referên-cia óbvia é o ensaio de PARKER (2000). |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
mas que a
Coroa portuguesa enfrentava. Essa é a temática da primeira parte do artigo.
Depois, apresenta-se o contexto do reformismo ilustrado português no limiar
do Setecentos e comenta-se o papel dos estrangeirados no debate intelectual do período. As propostas reformistas de
D. Luís da Cunha são apresentadas na seção que antecede as considerações
finais. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2
A economia política, o aumento das tensões inter-nacionais
e a autonomia de Lisboa |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
(…) the
Theory of Trade is a Princely Science, and the true Regulation of it the Key
of Empire (WOOD, William. A Survey of Trade, 1718).2 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
O
financiamento do poder estatal e a administração próspera de seus re-cursos
são fundamentais para a manutenção da paz e da ordem pública, pois viabilizam
as ações da autoridade constituída. O apaziguamento para disputas internas
que a economia política – a
administração pública dos en-cargos e necessidades do Estado – trouxe para as
monarquias modernas, no entanto, acarretou uma visão do futuro como uma
competição global entre Estados comerciais. Já para meados do século XVII, a
interdepen-dência da política com a economia, pela primeira vez, tornou-se o
tópico central da teoria dos governos, pois ficou óbvio para os
contemporâneos que o sucesso no comércio internacional era determinante para
a manu-tenção militar e política dos Estados soberanos. Assim, a direção do
pro-cesso econômico tornou-se política, direcionada pela autoridade pública e
pelos grupos sociais que lhe davam sustentação. Estava implícita na polí-tica
moderna a ideia de que a lógica do comércio estava interligada com a dinâmica
da guerra. Esse é o contexto da Jealousy of trade, momento em que todo o globo transforma-se em um palco de
disputas comerciais entre as potências europeias.3 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Essa
mudança na perspectiva econômica do Estado baseia-se em movi-mentos
concomitantes: a superação das guerras religiosas na França e ao resultado
das revoluções políticas na Inglaterra seiscentista. Assim, após a resolução
de conflitos internos, os franceses vão enfrentar o poder he-gemônico dos
espanhóis. Os ingleses, por sua vez, obtiveram sucesso no combate à primazia
comercial dos holandeses.4 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Não
podemos esquecer o fato de que a guerra e a estratégia militar tornaram-se,
cada vez mais, dispendiosas na Europa pós-Guerra dos 30 Anos (1618-1648). No
alvorecer do século XVIII, a guerra havia se tornado extremamente onerosa,
tanto pelo desenvolvimento de novas tecnologias militares, como pelo
envolvimento das potências europeias em sucessivas guerras. O resultado foi a
necessidade de manutenção de exércitos permanentes, treinados, abastecidos e
prontos para entrar em combate, abando-nando, assim, o velho costume de
dispensar infantes ao final dos conflitos.5 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Resolvidos
os conflitos domésticos e estabelecido um novo status quo
político, a Inglaterra passará a expandir seu
aparato administrativo, que será responsável não apenas por seu território no
Velho Mundo, mas tam-bém por seus súditos e suas colônias no além-mar. No
auge de suas ativi-dades expansionistas, os gastos do governo britânico
passaram de cerca de 2 milhões de libras – valor médio de gasto em períodos
de paz – para 150 milhões de libras, um aumento de aproximadamente 75 vezes.6 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
A solução
da Coroa inglesa para essa pressão financeira foi mobilizar empréstimos
particulares. Desde a Idade Média, os soberanos endivida-dos recorriam à
comunidade bancária internacional para financiar suas aventuras militares. Ao
final do século XVII, no entanto, os mecanismos de captação de fundos
tornaram-se muito mais diversificados e comple-xos, requerendo uma
administração governamental igualmente complexa. Nesse contexto, os ingleses
batizaram seu sistema de “Crédito Público” ou de “Dívida Nacional”. Para a
operação regular desse sistema, foi decisiva a fundação do Banco da
Inglaterra nos anos de 1690, que passou a cen-tralizar e a administrar a
captação dos empréstimos, além de estimular a |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
barganha de
papéis do Tesouro nas bolsas de Londres e Amsterdã.7 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Assim, o status quo político britânico do
período de prevalência Whig, que se estende da Revolução Gloriosa (1688-89) até meados do
século XVIII, é baseado no Crédito Público (sustentação econômica), no
Exército e na Marinha de Guerra permanentes (sustentação militar) e na patronagem do rei com o partido Whig no Parlamento (sustentação
política).8 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Juntos, a
guerra e o comércio foram os motores do desenvolvimento eco-nômico britânico.
Entre justificativas ideológicas e a necessidade de com-preender e de melhor
administrar os resultados desse processo vemos o uso instrumental da economia política. De sua acepção
original – o governo do Es-tado como uma grande Casa9 – as ideias
econômicas vão servir para calcular e maximizar os benefícios da colonização
das extensas áreas do ultramar. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
O
argumento apresentado até aqui não se afasta da visão que usual-mente associa
ideias econômicas ao mercantilismo e a um conjunto de con-cepções desenvolvidas, na prática, por
ministros, juristas e comerciantes, com objetivo econômico, político e
estratégico: o estabelecimento de Es-tados Nacionais centralizados. Partindo
dessa interpretação, o receituário mercantilista estava baseado em um intenso
protecionismo estatal e em uma ampla intervenção das Coroas na economia. Uma
forte autoridade central era tida como essencial para a expansão dos mercados
e para a proteção dos interesses comerciais dos mercadores locais. Sua
aplicação variava, no entanto, conforme a situação do país, seus recursos e o
mo-delo de governo vigente. Na Holanda, por exemplo, o poder estatal era
subordinado às necessidades do comércio. Na Inglaterra e na França, por sua
vez, a iniciativa econômica estatal estava relacionada aos interesses
militares, geralmente agressivos em relação às outras potências europeias. Os
mercantilistas, limitando sua análise ao âmbito da circulação de bens, |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
aprofundaram
o conhecimento de questões como balança comercial, taxas de câmbio e
movimentos de dinheiro.10 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Outra
transformação fundamental foi a da própria concepção de merca-do, agora baseada em noções do direito natural, estabelecidas
nas primei-ras décadas do século XVIII. Partindo do argumento de que Deus
criou o mundo perfeito e bondoso, além da ideia de que tudo que há no mundo
está submetido a leis naturais para proporcionar a conservação e a
felicida-de dos homens, acreditava-se que o plano divino só iria se realizar
quando cada indivíduo agisse conscientemente para melhorar sua própria
condi-ção. O direito natural seria, então, um dos fatores responsáveis por
colo-car o homem no centro das especulações filosóficas e, consequentemente,
pelo desenvolvimento de um novo espírito científico, que seria guiado pela
racionalidade, principal instrumento utilizado pelos indivíduos para decifrar
o mundo em que viviam sem recorrer a explicações transcenden-tais. Essa
mudança de concepção de mundo origina um processo de secu-larização, sendo uma de suas
características a emergência de diversas disciplinas intelectuais, cada uma
com sua especialidade e, posteriormente, seus especialistas.11 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Já a
associação entre a história natural e o discurso econômico autônomo vem da
vontade de se compreender o funcionamento material do mundo natural, que,
cada vez mais, fazia-se presente no decorrer do século XVIII. Entre as
motivações por trás do interesse público pelas novas ciências do mundo
natural, podemos citar a utilidade e a aplicação delas na solução de
problemas da vida real. Cria-se, então, uma estreita relação entre as
ciências naturais e as questões de caráter econômico, pois várias concep-ções
originariamente das ciências da natureza – como ordem, equilíbrio e regulação
– são absorvidas pelo discurso econômico em formação.12 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
A economia
política torna-se, assim, mais complexa do que o ideário mercantil, por
trazer para seu escopo de análise as relações econômicas entre os indivíduos
e a tentativa de estabelecer leis que explicassem de forma abrangente essas
relações.13 Tal
processo de valorização do indivíduo também leva à primazia do econômico
sobre a política pública. Trata-se, no entanto, de um movimento mais sutil,
pois tem um viés filosófico e cultural, agregando a transição da hegemonia da
ideia de glória –
típica da Idade Média e do início da Idade Moderna – para a noção de interesse, fun-damental para o
controle das emoções pessoais (paixões) e reguladora de uma nova ordem
política, em que a expansão econômica levaria bem-estar à maior parte da
população.14 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
3
Casa de Bragança e reforma institucional: enfrenta-mento
das ameaças ao Reino e ao Império |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Para o
Reino de Portugal e para os soberanos da Casa de Bragança, as últimas décadas
do século XVII foram de luta por sua autonomia e por reconhecimento
internacional. O período da Guerra da Restauração (1641-1668)15 foi de disputa nos
paradigmas governativos da Coroa: como maxi-mizar a eficiência das
engrenagens do poder e do esforço de guerra contra inimigos nas fronteiras do
Reino e do Império? |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Com os
Bragança, os tribunais régios passaram a ter predominância na estrutura de
governação, servindo de contraponto ao modelo governati-vo de Madri, baseado
principalmente em Juntas e Validos.16 Então novas instâncias governativas superiores foram criadas
ou receberam novos regi-mentos, como o Conselho de Estado, o Conselho de
Guerra, o Conselho |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
deveriam
ser compreendidos por analogias aos fenômenos naturais, mas eram vistos como
uma extensão da natureza. O discurso econômico era considerado parte da
filosofia natural, e não uma ciência humana (SCHABAS, 2005). |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
13 Cf.
DUMONT, 2000, p. 77-94. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
14 O
processo de transição entre o ideário da honra e da glória para o da conquista de benefí-cios materiais estritamente
econômicos é analisado por HIRSCHMAN, 2002. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
15
Uma ressalva ao argumento apresentado por nós é o trabalho
de Fernando Dores Costa. Segundo Costa, o esforço militar português na
Restauração não explicitou o aprimoramento das instâncias de governo
portuguesas, muito menos estava baseado em uma doutrina militar coesa. Nossa
perspectiva é realçar uma diferenciação com as práticas de governo
estabeleci-das em Madri. Ver COSTA, 2004. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
16
Para as relações governativas entre Lisboa e Madri e suas
distinções, cf. SCHAUB, 2001. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Ultramarino
e a Junta dos Três Estados. A gestão das políticas régias dava--se pelo
diálogo e pelas disputas por influência entre esses conselhos supe-riores,
que centralizavam a administração diplomática, militar, financeira e
patrimonial da Coroa. Além disso, esses conselhos deviam responder e arbitrar
demandas oriundas dos espaços periféricos do Império.17 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Mas esse
processo de reorganização das esferas de governança da mo-narquia portuguesa
não foi unívoco. Ainda nos anos mais conturbados de guerra com os Habsburgos,
o controle da governança da Casa Real e dos processos políticos da Coroa
ficou a cargo de Luís Vasconcelos e Sousa, 3º Conde de Castelo Melhor.
Durante quase cinco anos completos (16621667) Castelo Melhor assumiu o cargo
de Escrivão da Puridade, com uma gestão dos assuntos públicos próxima dos
privados espanhóis.18 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Percebemos,
então, que diversos paradigmas governativos para a Coroa portuguesa ainda
estavam em disputa em fins do século XVII. O modelo mercantilista de
consolidação estatal avançará no reinado de D. João V, cuja longa duração
(1706-1750) será o momento de atuação de D. Luís da Cunha. Ainda no início
desse reinado alguns acontecimentos marcaram a percepção de que reformas
governativas eram necessárias. A Guerra de Su-cessão (1701-1714) pelo trono
espanhol demonstrou que a doutrina militar portuguesa, um sucesso durante as
lutas da Restauração, já não respon-dia às necessidades dos novos campos de
batalha. Uma modernização era necessária, por exemplo, na escolha dos
comandos militares, geralmente cedidos à primeira nobreza do Reino. Além
disso, o processo de toma-da de decisão em Lisboa passou a demandar maior
agilidade, o que ficou demonstrado pelo novo prestígio que as Secretarias de
Estado alcançam frente aos Conselhos e a outras esferas de decisão coletivas.19 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Outra
mudança significativa foi o papel de destaque que a diplomacia de
representação ocupou na política da Coroa portuguesa. Muita ênfase é dada nas
relações de Lisboa com a Santa Sé, com os Bragança demandando paridade de
tratamento com as outras grandes potências católicas no seu |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
17
LOUREIRO, 2014, pp. 44-57. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
18
DANTAS, t. 25, 2012, pp. 171-186. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
19
Aqui há uma polêmica entre os estudiosos do período: por
mais que os Secretários de Estado fossem cada vez mais demandados e
estivessem mais presentes aos despachos régios, sua normatização e o
estabelecimento de suas prerrogativas formais se deram pelo alvará de
28/06/1736, com a criação das Secretarias de Estado dos Negócios Interiores
do Reino, dos Negócios da Marinha e dos Domínios Ultramarinos e dos Negócios
Estrangeiros e da Guerra. No entanto, a adoção da designação de ministros e
secretários de Estado só ocorreu, ao que parece, em 1760 durante o
pombalismo. Cf. MONTEIRO, 2001, pp. 961-987. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
relacionamento
com o Papado, objetivo atingido com o título de Sua Ma-jestade Fidelíssima
concedido aos monarcas portugueses pelo Papa Bento XIV em 1748. Mas nas
primeiras décadas do século XVIII a diplomacia portuguesa também foi atuante
em congressos que buscavam pacificar o continente europeu e estabelecer um
novo status quo dinástico e o
reco-nhecimento de novas dimensões para conceitos como o de limite – agora significando limite
de poder / soberania: a partir do Congresso de Utrecht (1713-1715) a
contradição entre a crença no cosmopolitismo e a necessi-dade de definir
fronteiras será arbitrada pela diplomacia e pelos rituais do cerimonial
diplomático. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
4
D. Luís da Cunha e as origens do reformismo ilustra-do
português |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
O poder
próprio em que se funda a conservação de Portugal, ou são as forças
interiores do Reino ou as exteriores das Conquistas (...) porque, posto que o
poder militar conste e se componha de gente, armas, munições, cavalos, etc.,
tudo isto se reduz a dinheiros (Padre Antônio Vieira).20 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Possivelmente,
o homem que melhor compreendeu a nova conjuntura internacional, suas disputas
e seu novo balanço de poder foi D. Luís da Cunha (1662-1749).21 Servindo como
representante diplomático nas prin-cipais cortes da Europa, D. Luís viveu
parte de sua vida no estrangeiro, onde entrou em contato com as novas ideias
do século e participou ativa-mente, ou como observador, de grandes
conferências diplomáticas, como as que finalizaram os acordos de paz de
Utrecht (1713-1715). |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Assim,
podemos colocá-lo, ao lado de Luís António Verney (17131792), como um dos
arquétipos dos estrangeirados,
letrados que, à sombra do Estado, tentavam adaptar as ideias e a
epistemologia do novo século ao contexto português.22 Defensor da razão de Estado,23 foi hábil em mon- |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
tar uma
rede de poder por meio de suas opiniões e conselhos, difundidos através de
missivas, memórias e instruções. Em especial, dois desses textos esboçam, com
clareza, sua visão da geopolítica portuguesa e os caminhos que deveriam ser
trilhados por aqueles que assumissem as rédeas do poder em Lisboa: as Instruções políticas, redigidas
para seu pupilo Marco Antônio de Azevedo Coutinho (1688-1750), e seu Testamento político, encaminhado ao
futuro rei D. José I (1714-1777).24 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
O primeiro
dos textos citados aborda diretamente o tripé estratégico da prosperidade
econômica, da força militar e da liderança política. A primei-ra preocupação
que D. Luís da Cunha externa ao seu discípulo é o fraco equilíbrio entre os
interesses portugueses e os de seus vizinhos espanhóis. Era prioridade,
então, diminuir as vantagens comparativas que o governo de Madri exibia
frente ao poder dos secretários de Estado em Lisboa, pois somente dessa
maneira a soberania política do Reino de Portugal estaria definitivamente
assegurada. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
O
raciocínio de D. Luís segue a lógica das ideias mercantilistas: as vanta-gens
espanholas estavam baseadas em sua população mais numerosa, em sua maior
extensão geográfica – tanto no Velho, como no Novo Mundo – e no maior poderio
econômico e militar que seus territórios e sua popula-ção propiciavam. O fato
de o território português na Europa ser diminuto poderia ser contornado com a
consolidação da soberania portuguesa sobre os domínios do além-mar. Tais
domínios deveriam ser assegurados pela assinatura de tratados que
legalizassem a posse das terras já sob controle português e pelo
estabelecimento de fronteiras naturais que viabilizassem a defesa militar e o
controle econômico.25 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Já em relação
à defasagem populacional, era preciso estancar as “sangrias” que levavam ao
despovoamento do Reino e à ociosidade.26 Seguro |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
que
comumente se chama razão de Estado, entendo-a no seu verdadeiro sentido, e não no que ela se
pratica, que no fundo não é a razão de Estado, mas sem-razão do príncipe, o qual, com o pretexto de segurar
o que possui, procura usurpar o que lhe não toca.” Cf. CUNHA, 2001, p. 201. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
24 CUNHA,
2001; Testamento Político de D. Luís da Cunha (1748) (1976). Segundo Abílio Diniz Silva, as Instruções políticas foram
redigidas em sua forma final no ano de 1736. No entanto, várias das ideias
apresentadas ali já haviam aparecido na correspondência de D. Luís nas
décadas anteriores. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
25
Objetivo perseguido pelo Tratado de Madri celebrado em 1750
e pelos acordos de frontei-ra ajustados posteriormente pelas duas Coroas
Ibéricas. Cf. CORTESÃO, 2006. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
26
A preocupação de D. Luís com a questão do despovoamento do
Reino é tipicamente mercantilista. Uma grande população produtiva era
fundamental para manter os salários reduzidos, para desenvolver uma
agricultura de abastecimento e para formar os quadros da |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
pelo fato
de estar servindo no exterior e com o conhecimento de que sua Instrução circularia entre um
público restrito, D. Luís da Cunha não temeu denunciar, às vezes com
comentários heterodoxos, as causas do problema. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
O grande
número de conventos e mosteiros existentes no Reino era a primeira sangria a
ser estancada. Esse fator era culpado por entravar o investimento produtivo,
devido às doações realizadas pelos devotos. Em muitos casos, os donativos
tornavam-se bens inalienáveis das comuni-dades religiosas, que possuíam
vastas extensões de terra ociosas ou que produziam apenas para a subsistência
ou lucro dos religiosos. Assim, os claustros estavam repletos de homens que
poderiam ser úteis na admi-nistração do Império e no setor produtivo. Os
recolhimentos femininos também eram prejudiciais aos interesses do Reino,
pois nesse processo ficavam empatados dotes necessários como capitais e
mulheres sem a mí-nima vocação religiosa.27 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Nesse
mesmo sentido, a situação dos recolhimentos nas conquistas era ainda mais
preocupante. Essa segunda sangria poderia levar à perda do Im-pério, seja
pela falta de homens na administração civil e militar ou “onde se necessita
de gente que trabalhe nas suas plantações e nas suas minas, para aumentar o
seu comércio”, seja pelos gastos elevadíssimos de manu-tenção dos
celibatários. No entanto, D. Luís deixou claro que a solução deve abranger
tanto o Reino como o ultramar, pois todos os territórios da monarquia
enfrentavam o mesmo problema.28 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
marinha
mercante e de guerra. A produção agrícola doméstica incentivava a desoneração
da balança comercial pela diversificação dos produtos para exportação e pela
redução das importações de alimentos. “O primeiro que me representa, é o de
evitar que o corpo do Estado seja em tantas veias, e por tantos modos
sangrado; porque sendo povo o seu sangue, segue-se que ele se enfraquece
todas as vezes que se lhe diminui; e assim a boa razão nos deve persuadir que
os muitos homens são as verdadeiras minas de um Estado, porque sem-pre
produzem e nunca se esgotam. Mas que homens, meu Filho? Homens que trabalhem
nas terras que por falta deles ficam incultas; homens que por serem muitos,
se apliquem a tudo o que lhes pode dar de comer, porque não há algum que
queira morrer de fome, e enfim, homens que sirvam ao príncipe e à república
por terra e por mar, com utilidade do comércio.” Cf. CUNHA, 2001, p. 218. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
27
Nesse trecho específico da instrução, D. Luís aborda dois
temas retomados no governo do futuro Marquês de Pombal: a necessidade de
reforma das Ordens Regulares e a grande influência dos jesuítas, os “anfíbios
da religião”, na vida cultural portuguesa. Cf. CUNHA, 2001, pp. 218-223. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
28
Nessa passagem de sua instrução, D. Luís dá vários exemplos
irônicos para ressaltar os abusos da vida nos recolhimentos: “Mas que
importará que no Brasil se não multipliquem os conventos, se de lá se mandam
os filhos e filhas a fazer frades e freiras a Lisboa. Eu me lembro de que
certo brasileiro natural da Bahia, muito rico, meteu no convento da Esperança
seis filhas que tinha, dando por cada uma seis mil cruzados de dote, porque
ouvia que no dito convento não entravam senão pessoas da primeira condição.
Tal é a vaidade daquela gente, e |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
O
diagnóstico da terceira sangria é uma das passagens mais polêmicas dos
escritos de D. Luís da Cunha. O alvo de sua crítica é a Inquisição29 e, em tal passagem,
escutamos os ecos do protesto do Padre Antônio Vieira (1608-1697), que, na
conjuntura histórica da Restauração (1640) e da luta pela retomada da
soberania da corte em Lisboa, defendeu uma política de tolerância para os
judeus, devido à necessidade de capitais na economia portuguesa.30 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Para D.
Luís, “o procedimento da Inquisição, em lugar de extirpar o judaísmo, o
multiplica” e ainda “faz sair de Portugal a gente mais própria para seu
comércio”. Alguns “remédios” são propostos: a adoção das etapas processuais
utilizadas nos tribunais régios, a obrigação de os bens confisca-dos serem
restituídos aos herdeiros dos réus e, finalmente, um perdão ge-ral sucedido
pela decisão de “dar aos judeus a liberdade de consciência”.31 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
A melhora
da exploração do território e o fomento do crescimento da população produtiva
deveriam ser acompanhados por uma nova política de alianças e pelo
fortalecimento do poderio militar da Coroa. Nas ques-tões militares, D. Luís
defendia a formação de uma esquadra de guerra e de uma marinha mercante, para
a nacionalização efetiva do comércio ul-tramarino e para a defesa do Império.
O Exército, por sua vez, deveria ser profissionalizado, para que pudesse
garantir, ao menos, a defesa do Reino e dos territórios ultramarinos. Esses
objetivos só seriam realizados em lon-go prazo. Enquanto não se chegasse a
tal estruturação, não havia meios de fugir da aliança inglesa e do apoio de
sua marinha de guerra.32 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
tal o prejuízo
que se faz à república.” Cf. CUNHA, 2001, p. 224. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
29
“A terceira sangria é mais perigosa para o corpo do Estado
que as precedentes; porque sendo o Santo Ofício o sangrador, não há quem ouse
pôr-lhe as ataduras: e assim é necessário que se deixe esvair o sangue e
perca toda a substância, que são como digo, os homens que, com medo da
Inquisição, estão todos os dias saindo de Portugal com os seus cabedais, para
irem enriquecer os países estrangeiros.” Cf. CUNHA, 2001, p. 235. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
30
“Por todos os reinos e províncias da Europa está espalhado
grande número de mercadores portugueses, homens de grandíssimos cabedais, que
trazem em suas mãos a maior parte do comércio e riquezas do mundo. Todos
estes (...) estão desejosos de poderem tornar para o Reino e servirem a Vossa
Majestade com suas fazendas, como fazem aos reis estranhos” (SILVA apud CUNHA, 2001, p. 155). |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
31
A liberdade de consciência não deveria ser limitada aos
judeus de origem portuguesa: “dando-se, porém, licença aos judeus não
batizados, e por consequência estrangeiros, para que fossem estabelecer em
Lisboa com a liberdade de terem uma sinagoga.” Exceção feita aos judeus
“tudescos”, “porque supõem que eles descendem do sangue vil do povo que saiu
de Jerusalém, depois que Tito Vespasiano destruiu aquela santa cidade, e se
vieram estabelecer em Alemanha, além de que são grandes usureiros, e
costumados a comprarem tudo o que se furta, e por isso prejudiciais à
república”. Cf. CUNHA, 2001, p. 262. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
32 Cf.
CUNHA, 2001, p. 273-276. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Se a
riqueza é resultado da circulação dos bens, o comércio é a chave da
prosperidade das nações. Ao identificar os obstáculos ao fortalecimento do
comércio português, D. Luís demonstra os limites de suas ideias. Uma leitura
apressada mostra um reformador disposto a arcar com as conse-quências de uma
mudança social mais profunda: mera ilusão. Sua primeira sugestão para
aumentar a prosperidade do comércio é a reforma dos abusos dos privilegiados,
“porque os tributos e encargos de que estes são isentos carregam sobre os
mesmos povos e, por consequência, prejudicam a fazen-da real”. Em destaque
estavam os familiares do Santo Ofício, homens que ganhavam distinção por irem
“prender quatro miseráveis judeus, se é que o são” e nada mais queriam do que
ser reputados cristãos-velhos. D. Luís não aprofunda a discussão em torno dos
privilégios tributários da nobreza e do clero. Sua posição como homem do
Antigo Regime fica nítida em duas de suas sugestões: a elevação de famílias
nobres a Casas de Primeira Nobreza, assim seus membros estariam aptos assumir
o governo das províncias do Reino e das conquistas;33 e a reorganização das ordens honoríficas, com a valorização
da Ordem de Cristo, que, entre as portuguesas, tinha o maior prestígio
internacional, de forma a não trivializar sua atribuição. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Outras
medidas em busca do equilíbrio da balança comercial são propostas por D.
Luís, entre elas uma renovação das pragmáticas sobre o luxo. Para o autor, há
uma divisão entre o “luxo profano” e o “luxo devoto”. O profano é aquele que
acompanha as modas, “que pode contentar a ambição ou loucura dos homens”,
moldando novos padrões de consumo, em que os gostos da alta aristocracia
passam a ser referência para a sociedade. Essa espécie de luxo não poderia
trazer benefícios ao Reino: seus bens eram pro-duzidos no exterior –
geralmente na França – e oneravam as importações.34 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
O “luxo
devoto”, por sua vez, era pernicioso, pois, além de limitar o meio circulante
do Reino, dele “nasce que o ouro que se perde em dourar tanto pau, deixa de
circular entre o povo, que pagaria as coisas pelo seu jus-to preço”.35 Além disso, essa
segunda espécie de luxo também restringia o crédito necessário para dinamizar
a economia. Nesse ponto do raciocínio, D. Luís criticou outra instituição
presente por todo o Império português: a Santa Casa de Misericórdia. Irmão
ausente da Casa de Lisboa, o diplomata defendia o bom costume de dar esmolas
e o cuidado com os mais necessi-tados. O problema era, no entanto, o péssimo
hábito dos que acreditavam que más ações seriam perdoadas àqueles que dessem
esmolas substantivas à instituição e o empate de capitais nos cofres das
Misericórdias.36 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Outro
aspecto da devoção portuguesa não passou incólume ao olhar crítico de D.
Luís: o número excessivo de festividades e feriados religio-sos. O objetivo
da crítica é combater a ociosidade, “porque a ociosidade, sobre ser contrária
ao bom governo, é mãe de todo vício”. Era um “luxo” sacrificar dois terços
dos dias do ano em contrição e demonstrações pú-blicas de fé. Era aceitável
que os homens participassem das festividades e acompanhassem suas missas,
desde que o resto do dia fosse ocupado com atividades produtivas. Flertando
com a heresia, D. Luís cita o exemplo dos países protestantes, que guardavam
apenas os domingos e o período da Páscoa. Nesses países, o respeito ao
trabalho produtivo e a condenação da ociosidade aumentavam a riqueza do
Estado e não desviavam os fiéis do caminho da retidão.37 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
que seja
imoderado, de vestir custosamente e adornar ricamente as casas, mas é
necessário e conveniente.” Cf. MACEDO, 1974, p. 203-204. Para as polêmicas em
torno da economia do luxo em Portugal, cf. CARDOSO, 1997, p. 81-99. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
35 CUNHA,
2001, p. 286. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
36
“A segunda, é a da Santa Casa Misericórdia, de que sou
irmão, pelos grandes benefícios que dela recebe todo o povo, e pelo grande
zelo com que os seus Irmãos praticam os seus institutos e governam as suas
rendas, respirando tudo a devoção e caridade. Mas quisera que se evitasse o
abuso de que os homens imaginem que ficam restituindo o que furtam a Pedro e
a Paulo, logo que deixam os seus bens à Misericórdia, ou a qualquer outra
devota ou reli-giosa corporação. Mas já que por este modo tem a dita
irmandade feito um grande fundo [de dinheiro], seria útil que sobre ele se
estabelecesse, como em Roma, um Monte de Piedade, ou Lombardo, como se
pratica nas cidades de Holanda, e que seria de grande socorro para os que têm
alguns efeitos de que se podem servir pronta e secretamente, sem se irem
envergonhar com algum usureiro; de sorte que a mesma irmandade lucraria
muito, para assistir aos pobres que não tivessem que empenhar.” Cf. CUNHA,
2001, p. 286-287. Sobre a importância da assistência e da função
institucional das Santas Casas de Misericórdia no Império português, cf.
BOXER, 2002, p. 286-308. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
37
“E esta é outra vantagem que os países protestantes fazem
aos católicos romanos, porque neles só se guardam os domingos, e as quatro
Páscoas. Mas como V.a S.a o sabe, e eu o direi, |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Uma
solução para o “luxo profano” era retomar a política manufatureira do reinado
de D. Pedro II (1667-1706). Capitaneado por D. Luís de Mene-zes, 3º Conde de
Ericeira (1632-1690), esse esforço tentou reequilibrar as finanças públicas
em uma conjuntura de crise. A Coroa portuguesa sacava do comércio colonial e
dos direitos cobrados nas alfândegas parcela signi-ficativa das suas
receitas, o que tornou trágica para o Estado a redução das trocas comerciais
e a baixa dos preços das mercadorias portuguesas durante o último quartel do
século XVII. Além da crise internacional, as despesas da Guerra de
Restauração (1641-1668) resultaram na falta de moeda – decorrência dos gastos
no conflito –, no aumento das importações e na diminuição do fornecimento de
prata da América espanhola.38 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
A
diminuição dos rendimentos do Estado, combinada com a falta de meios de
pagamento no cenário internacional, levou a Coroa a decidir por uma reforma
monetária baseada na desvalorização e em um novo proces-so de cunhagem. O
problema era o déficit incontornável das importações de manufaturados e de
alimentos, além da necessidade de abastecimento da cidade de Lisboa.39 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Nesse
contexto, surgiram as primeiras pragmáticas e textos de autores como Duarte Ribeiro de Macedo defendendo
a instauração de manufaturas no Reino para substituir as importações e
equilibrar a balança comercial. Um dos setores mais fortalecidos pelo apoio
estatal foi o de lanifícios, item que pesava no resultado do déficit. Da
mesma forma, a produção de panos de linho era difundida por diversas regiões
do país e, tradicionalmente, ti-nha parte no abastecimento do Reino e do
Império. Novas unidades fabris receberam o beneplácito régio e foram instaladas
em regiões com tradição |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
indo de
manhã e de tarde à igreja, ouvir a palavra de Deus pela boca dos seus
pregadores, que lhes explicam pura e simplesmente o texto que tomam do
Evangelho, e os ouvintes de ambos os sexos os leem com grande atenção, sem
que os predicantes lhe ajuntem conceitos ou hipérboles; nem trocam as
Escrituras para provarem os seus tais ou quais pensamentos, que é uma grande
ofensa que se faz à palavra divina; e nós nos contentamos de ouvir
devo-tamente uma missa, que nos parece larga se passa de uma meia hora. E
como celebram as quatro Páscoas? Também o direi. Recolhendo-se as suas casas,
para nelas examinarem as suas consciências e comungarem, segundo a sua
herética crença, quando nós apenas o fazemos na Páscoa da Ressurreição, por
satisfazer no exterior ao preceito da Igreja, com medo da exco-munhão, que
eles não temem. Deus santificou somente os sábados, que são hoje os nossos
domingos, como dias de descanso, depois de haver trabalhado nos mais, ainda
que com um só Fiat na
admirável composição do universo, e não para que abusemos desta ociosidade,
como praticamos; antes o louvemos desta sua incompreensível obra, e
mereçamos, se é que podemos merecer, a sua infinita misericórdia” (CUNHA,
2001, p. 289). |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
38 Cf. PINTO,
1979, p. 1-38; Cf., também, PEDREIRA, 1994, p. 21-63. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
39 Cf.
PEDREIRA, 1994, p. 23-24. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
no ofício
e com grande disponibilidade de matéria-prima (Serra da Estrela e Alentejo).
As manufaturas consideradas “centrais” ficaram na Covilhã e em Estremoz.40 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Ao elogiar
a política manufatureira do século anterior, D. Luís da Cunha mostrava-se
cético ao Tratado de Methuen (1703). Assim, as vantagens políticas do pacto
eram evidentes, já as econômicas nem tanto. A proteção da esquadra inglesa e
a legitimidade fornecida pela aliança com ingleses, austríacos e holandeses,
resguardavam Portugal do avanço francês sobre o trono espanhol. O problema,
segundo o diplomata, era a inconsistência do argumento defendido pelos
produtores e tecelões ingleses: a entrada de vinhos portugueses na Inglaterra
deveria ser compensada com a saída de tecidos britânicos em condições
recíprocas. Em sua análise, as con-sequências dessa política e da suspensão
da pragmática que protegia as
manufaturas de tecido do Reino foi o aprofundamento do déficit no saldo
comercial português.41 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
A retomada
da prosperidade econômica não seria, no entanto, resultado do equilíbrio das
desvantagens frente aos vizinhos espanhóis, da aliança inglesa, da
estabilidade das finanças estatais, de uma visão mais pragmá-tica da vida
religiosa e da tolerância com os judeus e seus capitais. Assim, para Portugal
estabelecer-se como potência de primeira grandeza era ne-cessário ter o
controle efetivo das riquezas do Império. D. Luís é explícito |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
em sua
instrução: “as conquistas que supus ser um acessório de Portugal, eu as tenho
pelo seu principal e ainda garantes da sua conservação, princi-palmente as do
Brasil”. Estamos diante de uma inversão curiosa: a relação entre Portugal e o
seu Império sempre fora posta nos termos de que o Rei-no, enfraquecido no
contexto europeu, deveria proteger suas conquistas da cobiça de potências
rivais. Agora, as riquezas dos domínios ultramari-nos deveriam reforçar o
prestígio português na Europa.42 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Para que a
riqueza de Portugal não gerasse apenas a prosperidade alheia era necessário
transformar as conquistas, as possessões e os domínios do ultramar em
colônias de fato. O controle mais racional dos recursos da América portuguesa
fatalmente levaria a Coroa portuguesa para seu lugar entre as principais
potências europeias.43 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Ainda em
suas instruções, D. Luís demonstra ter uma visão global do Império, propondo
políticas para os domínios do Oriente e África. Tais políticas deveriam
diminuir os gastos da Coroa, liberando recursos para o governo da América.
Esse é o objetivo de sua proposta de criação de uma Companhia de Comércio de
Índia e África.44 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Era
necessário constituir uma companhia que mantivesse o fornecimen-to de
escravos negros para o Brasil, que abrisse o caminho pela hinterland
africana – ligando Angola e Moçambique – e que
explorasse as riquezas minerais ali existentes. A mesma companhia deveria
substituir os con-tratadores do tabaco, pois, dessa maneira, a Fazenda Real
ficaria segura contra o risco de falência desses e de perda de seu
arrendamento. A soma do privilégio do exclusivo seria outra fonte de
rendimentos para a Coroa, podendo ser renegociado sempre que o prazo de
cessão expirasse. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Em relação
ao Oriente, “a primeira utilidade desta companhia seria pou-par a Sua
Majestade a despesa que faz em sustentar o Estado da Índia, que dizem exceder
muito ao lucro que dela tira”. Os navios da companhia, montados no Reino,
serviriam não apenas para o esforço de defesa dos domínios orientais, mas
também distribuíram seus produtos nos mercados do norte da Europa. O capital
para todo o negócio seria levantado entre a comunidade de cristãos-novos
exilados e, até mesmo, em grupos mercantis de outros Reinos.45 Tudo dependeria do
apoio régio à empreitada, compro-misso que seria estabelecido com a extinção
da Casa da Índia e do Juiz da Índia e Mina, podendo os futuros litígios ser
da alçada do juízo cível. Isso demonstraria que a Coroa não era a única parte
interessada nesse trato.46 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Já no que
diz respeito à América portuguesa, – o Brasil de D. Luís –, a expansão da
economia deveria basear-se no trabalho, no comércio e no aprimoramento da
fiscalização. O trabalho não ficaria apenas a cargo da mão de obra escrava
nas grandes propriedades, mas contaria também com a entrada de estrangeiros
aptos a desenvolver outras culturas além do açú-car e do tabaco, como o
benefício do cacau, da baunilha, da cochonilha e do índigo, por exemplo. A
diversificação da produção é tida, então, como elemento fundamental para a
prosperidade do comércio. Sendo assim, os estrangeiros e os portugueses natos
embarcados rumo ao Brasil deve-riam ter a entrada dificultada na região das
minas. Essa política deveria ser acompanhada de medidas contra o risco de revolta
dos escravos.47 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Outra questão
importante era a má arrecadação do quinto do ouro. Um tema delicado, pois
mexia com os interesses e a lealdade dos vassalos ame- |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
ricanos. A
passagem das instruções que trata desse ponto é bastante inte-ressante. Nela,
D. Luís relata um diálogo com um judeu nascido no Rio de Janeiro. Segundo o
exilado carioca, o problema da arrecadação estava nas casas onde “se
quintava” o ouro. Ali reinava a corrupção entre os funcioná-rios régios,
sempre dispostos a não registrar parcela do metal apresentado. A solução
seria, então, aplicar o quinto não no metal precioso extraído e apresentado,
mas nos produtores individualmente.48 D. Luís mostrou-se cético em relação à proposta, pois quanto
maior fossem os ganhos da Co-roa menor seriam os lucros dos mineiros. Todo
cuidado era pouco ao lidar com os povos das Minas, “gente tão ambiciosa e de
tão maus princípios”, sempre no limiar da revolta.49 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
É preciso
ressaltar que esse é um dos poucos tópicos nos quais D. Luís se escusa de dar
uma opinião, de elaborar um projeto. Ao lidar com a ques-tão da tributação, o
diplomata chegou àquele que seria o grande dilema de uma geração futura de
reformadores portugueses: como é possível um pequeno Reino controlar um
território mais vasto e mais rico sem expor os nexos de sua dominação? Como
extrair a riqueza americana para gerar a prosperidade de Portugal sem
levantar resistência? Era necessário estreitar os laços entre ambos os
territórios, pois o rei “para poder conservar Portugal necessita totalmente
das riquezas do Brasil e de nenhuma maneira das de Portugal, que não tem,
para sustentar o Brasil”.50 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Um novo
modelo de interdependência econômica entre as partes do Império era a
resposta ao dilema. Para isso, era necessário desenvolver a economia do
Reino, fortalecendo seus mercadores, incentivando as prá-ticas mercantis e
remunerando com mercês aqueles que investissem no comércio imperial. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
5 Considerações finais |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
O projeto
de D. Luís marcou o início do uma grande estratégia para o Im-pério. Sem abandonar ideias presentes em autores
portugueses do século anterior e respeitando os limites do sistema de
remuneração por mercês tradicional da sociedade portuguesa, o diplomata
estabeleceu uma pauta de mudanças que seria uma referência para os
reformadores que o sucederam. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Por que
podemos falar em uma grande estratégia? As primeiras décadas do século XVIII não são apenas um
período de aumento das tensões in-ternacionais, mas também a ocasião na qual
Portugal passa a ter meios de planejar seu futuro, seja financiado pelo ouro
do Brasil, seja pelos recur-sos poupados por sua política consciente de
neutralidade europeia. Nesta oportunidade, a Coroa portuguesa abandonou a
participação ativa nos conflitos armados europeus e adotou uma política de
neutralidade que perduraria, com breves momentos de disputa com os vizinhos espanhóis,
por quase todo o século. D. Luís da Cunha articula em suas Instruções um plano baseado na
leitura das dificuldades que o Império português en-contrava e enfrentaria em
um cenário internacional com outros poderes e centros políticos mais
fortalecidos. Seu problema era estabelecer um plano de ação, um curso, para
que Portugal pudesse sobreviver em um contexto muitas vezes hostil. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Também
podemos perceber uma estratégia no fato de que a partir dos escritos de D.
Luís da Cunha a economia política tornou-se uma ferramen-ta de percepção da
realidade econômica e um instrumento de viabilização de um projeto de
reformas. O Império será pensado não com a ideia de conquista, expansão da fé
e outras características do ideário da expansão ultramarina dos séculos XV e
XVI, mas a partir de uma perspectiva utilitá-ria basicamente econômica. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Apostando
na centralidade econômica do Brasil, com a riqueza de suas minas, a
diversidade de sua produção agrícola e suas infinitas possibili-dades
comerciais, D. Luís imaginava um futuro em que a monarquia não fosse ameaçada
pelo temor de uma nova União Ibérica, onde os interesses comerciais
britânicos não teriam primazia sobre os dos vassalos portugue-ses e a
totalidade do Império poderia se inserir de forma mais próspera no concerto
das nações. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Referências |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
ARMITAGE,
David. The ideological origins of the British Empire. Cambridge: Cambridge Univer-sity Press, 2009. (Ideas in
Context; 59). |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
BOXER,
Charles. O Império Marítimo português (1415-1825). São Paulo: Companhia das Letras, 2002. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
CARDOSO, José
Luís. Pensar a economia em Portugal: digressões históricas. Lisboa: Difel, 1997. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
CARNEIRO, Ana; SIMÕES, Ana; DIOGO, Maria Paula.
Enlightenment science in Portugal: The estrangeirados and their communication
networks. Social Studies of Science, v. 30, n. 4, p. 591-619, Aug. 2000.
Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/285782>. Aces-so em: 03
maio 2011. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
CLUNY,
Isabel. D. Luís da Cunha e a ideia de diplomacia em
Portugal. Lisboa: Livros Horizontes, 1999. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
CORTESÃO,
Jaime. Alexandre de Gusmão e o Tratado de Madrid. São Paulo: IMESP, 2006. (To-mos I e II). |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
COSTA,
Fernando Dores. A Guerra da Restauração (1641-1668). Lisboa: Livros Horizonte, 2004. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
CUNHA, D.
Luís. Instruções políticas.
Introdução, estudo e edição crítica por SILVA, Abílio Diniz. Lisboa: Comissão
Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portu-gueses, 2001. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
DANTAS,
Vinícius. La privanza del conde de Castelo Melhor y la justificación del
valimento en el Portugal restaurado (1662-1667). UNED. Espacio,
Tiempo y Forma. Série IV, História Moderna, t.
25, pp. 171-186, 2012. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
DUMONT,
Louis. Homo aequalis: gênese
e plenitude da ideologia econômica. Bauru / SP: EDUSC, 2000. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
ELIAS,
Norbert. A sociedade de corte:
investigação sobre a sociologia da realeza e da aristocra-cia de corte. Rio
de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
ELLIOTT, John
Huxtable. Richelieu and Olivares. Cambridge: Cambridge University Press, 1984. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
ELLIOTT, John
Huxtable. El conde-duque de Olivares: el politico en una época de decadencia. Barcelona: Crítica,
2008. (Biblioteca de Bolsillo). |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
FIGUEIREDO,
Luciano Raposo de Almeida. O Império em apuros. Notas para o estudo das
alterações ultramarinas e das práticas políticas no Império Colonial
Português, séculos XVII e XVIII. In: FURTADO, Júnia Ferreira (Org.). Diálogos Oceânicos: Minas Gerais e
as novas abordagens para uma história do Império Ultramarino Português. Belo
Horizonte: Editora UFMG, 2001, p. 197-254. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
FURTADO,
Júnia Ferreira. Dom Luís da Cunha e a centralidade das Minas auríferas
brasilei-ras. Anais de História de Além-Mar, v. VIII, 2007, pp. 69-87. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
FURTADO,
Júnia Ferreira. O oráculo que S. Majestade foi buscar: D. Luís da Cunha e a
geo-política do novo império luso-brasileiro. In: FRAGOSO, João Fragoso;
GOUVEA, Maria de Fátima (Org.). Na trama das redes: política e negócios no Império português, séculos XVI-XVIII.
Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010, p. 373-400. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
HECKSCHER,
Eli Filip. La época mercantilista: historia de la organización y las ideas económi-cas desde el
final de la Edad Media hasta la Sociedad Liberal. 1. reimp. México: Fondo de
Cultura Económica, 1983. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
HIRSCHMAN,
Albert. As paixões e os interesses: argumentos políticos a favor do capitalismo antes de seu
triunfo. Rio de Janeiro: Record, 2002. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
HONT,
Istvan. Jealousy of trade:
International competition and the Nation-State in historical perspective.
Cambridge, Massachusetts / London, England: The Belknap Press of Harvard
University Press, 2005. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
HONT,
Istvan; IGNATIEFF, Michael (Ed.). Wealth
& Virtue: The shaping of political
economy in the Scottish Enlightenment. Cambridge and New York: Cambridge
University Press, 1983. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
LOUREIRO,
Marcelo. “A pedra fundamental deste edifício”: o governo por conselhos na
monarquia portuguesa do pós-Restauração. Revista 7 Mares, n. 5, pp. 44-57, dez. 2014. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
LUTTWAK,
Edward N. The Grand Strategy of the Roman Empire. From the First Century A. D. to the Third. Baltimore and
London: The Johns Hopkins University Press, 1976. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
LUTTWAK,
Edward N. The Grand Strategy of the Byzantine Empire. Cambridge, Massachusetts: The Belknap Press of Harvard
University Press, 2009. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
MACEDO,
Duarte Ribeiro de. Sobre a introdução das artes (1675). In: SÉRGIO, Antonio. An-tologia dos economistas portugueses (século XVII). Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1974, p. 203-204. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
MAGNUSSON,
Lars. Mercantilism: The
shaping of an economic language. London and New York: Routledge, 1994. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
MELLO, Evaldo
Cabral de. Um imenso Portugal:
história e historiografia. São Paulo: Editora 34, 2002. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
MIRANDA,
Tiago dos Reis. Estrangeirados: a questão do isolacionismo português nos
sécu-los XVII e XVIII. Revista de História, São Paulo, n. 123-124, ago./jul., 1990/1991, p. 35-70. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
MONTEIRO,
Nuno Gonçalo. Identificação da política setecentista. Notas sobre Portugal no
início do período joanino. Análise Social, v. XXXV (157), pp. 961-987, 2001. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
MONTEIRO,
Nuno Gonçalo; CARDIM, Pedro; CUNHA, Mafalda Soares da (Org.). Optima Pars. Elites
Ibero-Americanas do Antigo Regime. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais,
2005. (Estudos e Investigações, 36). |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
ORMROD,
David. The rise of commercial empires: England and the Netherlands in the Age of Mercantilism,
1650-1770. Cambridge: Cambridge University Press, 2003. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
PARKER,
Geoffrey. The Grand Strategy of Philip II. New Haven and London: Yale University Press, 2000.
(Paperback Edition). |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
PARKER,
Geoffrey. The Military Revolution: Military innovation and the rise of the West. (1500-1800). 2nd Ed. Cambridge:
Cambridge University Press, 2003. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
PEDREIRA,
Jorge Miguel Viana. Estrutura industrial e mercado
colonial. Portugal e Brasil (17801830). Lisboa:
Difel, 1994. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
PINTO,
Virgílio Noya. O ouro brasileiro e o comércio
anglo-português. 2. ed. São Paulo: Editora
Nacional, 1979. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
POCOCK, John
Greville Agard. The political limits to premodern
economics. In: DUNN, John |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
(Ed.). The
economic limits to modern politics. Cambridge: Cambridge University Press,
1999. (Murphy Institute Studies in Political Economy), p. 121-141. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
POCOCK,
John Greville Agard. The Machiavellian Moment: Florentine political thought and the Atlantic Republic
tradition. 2nd ed. Princeton and Oxford: Princeton University Press, 2003.
(Paperback Edition). |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
SCHABAS,
Margaret. The natural origins of Economics. Chicago: The University of Chicago Press, 2005. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
SCHAUB, Jean
Frédéric. Portugal na monarquia hispânica (1580-1640). Lisboa: Horizonte, 2001. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
SILVA,
Abílio Diniz. Gênese, estrutura e principais temas das Instruções
políticas. In: CUNHA, Luís da. Instruções políticas. Introdução,
estudo e edição crítica por SILVA, Abílio Diniz. Lisboa: Comissão Nacional
para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 2001, p. 155. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
SOUZA,
Laura de Mello. Discurso histórico e político sobre a
sublevação que nas Minas houve no ano de 1720.
Estudo crítico, estabelecimento do texto e notas. Belo Horizonte: Fundação
João Pinheiro. Centro de Estudos Históricos e Culturais, 1994. (Coleção
Mineiriana. Série Clássicos). |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Testamento
Político de D. Luís da Cunha (1748). São Paulo: Editora
Alfa-Ômega, 1976. (Série Testemunhas da História, v. 1). |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
VIEIRA,
Antônio. Escritos históricos e políticos. Organização de Alcir Pécora. São Paulo: Martins Fontes,
1995. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
WALLERSTEIN,
Immanuel. O sistema mundial moderno. O mercantilismo e a consolidação da economia-mundo europeia
(1600-1750). Porto: Edições Afrontamento, 1994. (Biblioteca das Ciências do
Homem / História-12). v 2. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
WENNERLIND,
Carl. Casualties of Credit.
The English Financial Revolution (1620-1720). Cambridge, Massachusetts:
Harvard University Press, 2011. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Sobre os
autores |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Nelson Mendes Cantarino – nelsonmc@unicamp.br |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Professor de
História Econômica no Instituto de Economia, Universidade Estadual de
Campinas, Campinas, SP, Brasil. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6878-4479. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Fernando Ribeiro Leite Neto –
fernandorln@insper.edu.br |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Professor no
Instituto de Ensino e Pesquisa (INSPER), São Paulo, SP, Brasil. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7932-3440. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Nelson Mendes
Cantarino agradece à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
(FAPESP). Este artigo é resul-tado parcial do projeto associado ao auxílio à
pesquisa processo nº 2018/04642-0. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Sobre o artigo |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Recebido em
12 de julho de 2018. Aprovado em 01 de junho de 2019. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
E^H This
article is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International
License. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
v.30 n.2 2020
Nova Economia 677 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|